Coordenador : Érika Cecília Soares Oliveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388831.2199.356105.23012023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo serão: estudantes das licenciaturas da UFF, professoras e professores e coordenadoras/es da rede básica de ensino de Niterói e estudantes (crianças e jovens) da mesma rede. Não é possível delimitar com precisão o número de pessoas com as quais trabalharemos uma vez que este número irá aparecer de acordo com as negociações com as escolas, o que implica em construir com as atrizes/atores envolvidas/os para quantas pessoas se destina a ação.
Local de atuação: As reuniões com a equipe de execução + estudantes da FEUFF que participarão do projeto acontecerão na FEUFF e os encontros com as professoras/estudantes das escolas acontecerão em suas escolas.
Objetivo
Objetivo Geral: Construir redes de formação continuada entre docente, estudantes das licenciaturas e profissionais da educação pública interessadas/os em adensar debates que envolvam gênero e sexualidades. Objetivos Específicos: > Divulgar e alicerçar os marcos legais que colocam a importância do debate sobre gênero e sexualidades como fundamental para a promoção de uma sociedade igualitária; > Compreender as infâncias e juventudes como categorias sociais, históricas e políticas ancoradas na realidade social; > Compreender os livros (infantis e infanto-juvenis) como tecnologias de poder que podem colocar em relevo os eixos de poder e diferenciação que nos constituem; > Elaborar oficinas/rodas itinerantes de leituras junto às/aos estudantes e professoras/es da rede pública de educação sobre temas que abordem gêneros, sexualidades e outros; > Fomentar o gosto pela leitura; > Circular por diferentes espaços educativos a fim de pluralizar e criar multiplicadoras/es em direitos humanos.
Resumo
Este projeto baseia-se em pesquisas recentes que apontam a existência de uma cruzada antigênero de caráter transnacional que se adensou nos últimos anos sob um governo de ultradireita no Brasil e em outros países da América Latina. Compreendemos o espaço educacional como um campo tenso de disputas responsável, muitas vezes, por enquadrar normativamente crianças e jovens, reproduzindo, deste modo, violências e estereótipos de gênero e sexualidades. Esta reiteração das normas visa sustentar a existência de vidas que se alinham a uma perspectiva cisheteropatriarcal e colonial, colocando outras vidas como sendo meramente matáveis, tal como nos mostram as estatísticas brasileiras de feminicídio e assassinato de pessoas trans. Tendo isso em vista, o projeto se propõe a criar comunidades de aprendizagem e redes de debates entre universidade e escolas públicas de Niterói com vistas a fortalecer os marcos regulatórios e legais que favorecem a discussão de igualdade de gênero nas escolas bem como informar sobre a inconstitucionalidade, declarada em 2020 pelo Supremo Tribunal Federal, de proibir esses debates em instituições de ensino. Para tanto, será utilizada como ferramenta estético-política e metodológica os livros infantis e infanto-juvenis, aqui compreendidos como tecnologias de poder capazes de recriar histórias e desalinhar discursos hegemônicos que priorizam uma narrativa única. Com isso, visa-se a garantia da pluralidade de existências dentro dos espaços escolares e a emancipação daquelas/es que participam de seu universo, daí a proposta voltar-se para estudantes da rede básica de ensino de Niterói, professoras/es, diretoras/es e coordenadoras/es.